Diagnostico Empresarial – O local da dor nem sempre é a origem
Certa vez fui ao pronto-socorro me queixando de uma dor no abdômen.
Foram feitos alguns exames de imagem e a conclusão foi a de um mal-estar sem causa determinada e saí de lá com um simples remédio.
A dor persistiu e aumentou no dia seguinte. Desta vez fui ao meu clínico geral e em 5 minutos através de um toque no abdômen e algumas perguntas ele disparou: É diverticulite. “Ligue pra casa e peça roupas”.
Isso também acontece com a as empresas e com muita frequência.
Várias vezes somos chamados às empresas para resolver um determinado “problema” de desvio de recursos e após um breve diagnóstico chegamos à conclusão que a raiz do problema na verdade era a margem negativa do principal produto da empresa.
O empresário conhece o negócio como ninguém, mas muitas vezes quer resolver um problema atacando um sintoma e não a verdadeira causa.
O Diagnóstico Empresarial é uma ferramenta poderosa.
Quando um time experiente de consultores se encarrega da realização deste, cruzando informações, avaliando indicadores, entrevistando os profissionais e analisando resultados, bastam alguns dias ou semanas (dependendo do tamanho e complexidade da empresa) para a identificação das verdadeiras causas e como resultado colateral também são identificados problemas que não estavam no radar e que certamente iriam causar outras dores em um curto espaço de tempo.
O custo envolvido em um diagnóstico é totalmente acessível e os benefícios ao negócio são enormes.
Ser assertivo na identificação da doença é fundamental para receitar o remédio certo!
Comentários