Gestão de empresas 4.0

O conceito “4.0” (a Quarta Revolução Industrial) nasceu na Alemanha em 2011 através de um programa governamental para impulsionar a indústria utilizando ferramentas da tecnologia da comunicação entre entes físicos através da internet (IoT – Internet da Coisas), o uso da Computação em Nuvem e a Inteligência Artificial.

 

Complexidades à parte estamos diante de um novo cenário que muda radicalmente a forma de se trabalhar a partir de agora. A mudança é tão forte e robusta que o conceito 4.0 já não é mais exclusivo da Industria e passa a ser na Empresa e também em nossas vidas pessoais.

 

O Brasil não pode ficar atrás neste novo cenário. A nossa competitividade e produtividade estão em queda há muito tempo e esse é o momento de recuperar a nossa economia através de empresas eficientes.
Mas tudo isso é muito complexo e caro. Como as empresas brasileiras pode embarcar nesta onda irreversível?
Tudo tem um começo. Obviamente que não iremos competir com grandes organizações alemãs ou chinesas em pé de igualdade, mas temos que iniciar esta Jornada até porque este é um caminho sem volta e tambem porque esta Jornada trará benefícios e ganhos imediatos às nossas Empresas

 

Não importa o segmento de sua Empresa: Serviços, Bens de Consumo, Hospitais, etc. Todos os segmentos e todas as empresas podem e devem iniciar esta Jornada.

 

Por onde começar?

 

Todo o sucesso da gestão empresarial 4.0 começa com informações e dados. Sem eles não temos nada! Precisamos implementar a coleta de dados, criar Indicadores, entender as correlações entre eles. Enfim o básico tem que ser feito e isso está ao alcance de qualquer empresa e de qualquer tamanho.

 

O incrível é que para embarcar neste novo mundo que se inicia precisamos estar com todos os básicos resolvidos: Lean Manufacturing aplicado a qualquer segmento (isso não é somente para a indústria!) surge com muita força nesta nova realidade.

 

Entender e identificar perdas e saber exatamente o que medir são tarefas essenciais para iniciar qualquer programa de melhoria que utilizem ferramentas tecnológicas ou não.

 

Vamos iniciar esta Jornada juntos? Fale com a gente para saber como podemos ajudar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *