O poder do processo de negociação para definir o “valuation”
A necessidade de realizar um processo de valuation é realidade para algumas empresas, que passam por momentos específicos como fusões e aquisições, abertura e fechamento de capital, análise de novos negócios, dentre outros. E é nessa hora que surge a principal pergunta: mas afinal, quanto vale a minha empresa?
Longe de ser uma resposta óbvia, objetiva, ou adquirida apenas por fórmulas e planilhas, podemos afirmar que o valor da sua empresa é inerente ao resultado definido pelo processo de negociação. Ou seja, valuation de negócios é uma construção e não uma ciência.
Valuation é um termo de origem inglesa que significa, adaptado ao português, valoração de empresas. Ao trabalhar com as percepções que a empresa possui dos investidores e clientes, a avaliação envolve o julgamento da posição que o negócio em questão ocupa no mercado, e a previsão do retorno de investimento e, eventualmente, nas ações da empresa.
Toda análise de valoração da empresa é composta pelo potencial de negociação. As fórmulas existem principalmente para delimitar valores mínimo e máximo. Porém, o valor da empresa é uma construção diária, ditada basicamente pela maneira como ela é gerenciada e pela forma que o/a empresário (a) enxerga a empresa, adicionada ao valor de marca em seu mercado.
Entender que valuation é, antes de qualquer estrutura financeira, uma percepção de mercado, é o primeiro passo. Ou seja, não há exatidão no cálculo, pois essas percepções podem ser diferentes, dependendo de cada público.
Reputação e capacidade de entrega
Esse montante é calculado levando em consideração recursos que vão muito além do que a empresa tem em estoque. Reputação da marca, capacidade de vendas e retorno financeiro são alguns elementos que compõem esse valor todo, que também ultrapassa a quantidade de clientes, o preço dos produtos ou serviços comercializados. Ele é uma junção de tudo aquilo que o seu negócio tem, e o que é capaz de oferecer para um possível investidor, sócio ou comprador.
Com base no resultado encontrado para a avaliação e o preço atual da ação, os analistas fazem recomendações de compra ou venda do ativo. Sendo assim, podemos dizer que o valuation não é apenas uma fórmula matemática, mas sim uma metodologia que envolve diversos fatores subjetivos, que variam de acordo com cada investidor.
Sua empresa deve valer o que você acha que ela vale
A Blauecke – consultoria especializada em gestão empresarial – está preparada para viabilizar todo o processo de negociação através da análise detalhada das empresas, calculando o correto valuation, e como suportar o processo de “due dilligence”, que possivelmente será exigido pelo investidor durante o período de aquisição do seu negócio.
A contratação de uma empresa especializada é extremamente importante para obter um resultado real e efetivo. Nem todos estão preparados para construir esse trabalho, e é por isso que colocamos à disposição consultores que possuem uma ampla e sólida experiência na gestão de empresas, o que permite segurança e robustez no processo operacional.
Nossa grande realização está em ajudar sua empresa a valer o que realmente você acha que ela vale. Organizamos a casa e a estrutura para trazer mais valor em momentos de intenção de venda ou de abertura para novos investimentos.
A Blauecke acredita que a mensagem é: trabalhe na sua empresa e gerencie-a como se você fosse vende-la amanhã. Infelizmente, muitos empresários (as) ainda têm a visão de curto prazo. Essa cultura é perigosa e “empobrece” o negócio.
Outra dica valiosa é a percepção de que empresas altamente dependentes da presença de seus donos estão fadadas a ter menos sucesso. Traduzindo: “Você é tão bom administrador quanto longe puder ficar do seu negócio”.
A valoração do seu negócio
A valoração de empresas tem como objetivo principal estabelecer intervalos de valores que servirão como base nas negociações entre compradores e vendedores.
Através de diversos métodos “quantitativos” a valoração continua sendo uma ciência humana, que não permite, portando, definir um valor exato para o negócio.
Conhecer os modelos quantitativos de valoração de empresas faz com que você entenda melhor sua empresa e trabalhe naquilo que agregue valor no momento do desinvestimento.
Com um valuation bem feito da sua empresa, você deixa de lado o achismo e tem em mãos informações importantes para tomar decisões mais assertivas baseadas em dados concretos.
Compreender o valor real do seu negócio permite ainda que você explore os aspectos que a valorizam e os que a fazem valer menos, sendo possível mitigar as deficiências ao longo do tempo.
Você deseja saber quanto realmente pode valer a sua empresa? Entre em contato com a equipe de consultores da Blauecke e agende uma reunião conosco.
Rodmar Cardinali é sócio fundador da Blauecke Consultoria em Gestão
Comentários