Quero vender minha empresa, e agora?

Você já parou para pensar na melhor estratégia para definir o valor da sua empresa? Em primeiro lugar, o (a) empresário (a) deve ter em mente que não há uma metodologia específica, que servirá de modelo para qualquer tipo de avaliação.

Independente da metodologia, um conceito que perpassa por qualquer modelo é a habilidade de negociação. Quando sabemos negociar, estamos no caminho certo para alcançar o sucesso no processo de venda.

A negociação é fundamental e é imprescindível que o (a) empresário (a) aja como se não existisse uma próxima oportunidade. Afinal, não é possível prever que ela realmente existirá.

Boa negociação e metodologia correta para avaliação
 garantem o sucesso da transação

Mas, antes de chegar à negociação, existe todo o processo para avaliar e definir o real valor da empresa. O caminho para chegar a esse número é um tanto longo e requer perspicácia por parte do avaliador. Porém, diversos métodos de avaliação estão disponíveis para auxiliar e podem ser escolhidos, levando-se em conta o tamanho da empresa, o objetivo da venda, além de fatores externos.

Encontrar um modelo compatível com o negócio que está à venda e suas peculiaridades é tão importante quanto a compreensão dos modelos, colocação correta dos dados e análise das informações colhidas.

Não está preparado (a) para avaliar? Peça ajuda

Em um cenário incerto, volátil e ambíguo que vivemos é importante saber a hora certa de pedir ajuda, caso não se sinta preparado (a) para fazer a avaliação do seu negócio. Os erros na hora de avaliar acontecem, em sua maioria, porque durante o processo, é preciso converter ‘dados’ em ‘previsões’..

A Blauecke – consultoria especializada em gestão empresarial – está preparada para dar suporte e viabilizar todo o processo de negociação através da análise detalhada das empresas, calculando O valor real atual da sua empresa.

Em tempo, a avaliação feita por profissionais experientes como os consultores da Blauecke servirá como base para negociações futuras, ou seja, não significa que a empresa será comercializada por esse valor. Para que a negociação seja vantajosa para o(a) empresário(a), é preciso tomar diversos cuidados, como questionar resultados e projetar cenários a partir dos dados disponíveis.

A venda de uma empresa traz negociações embutidas e complexas ao mesmo tempo. Portanto, não hesite em pedir ajuda caso não se sinta preparado(a) ou se achar que seu negócio precisa de uma melhor organização antes de iniciar o processo de venda.

Afinal, uma avaliação acertada possibilita entender o valor da sua empresa independentemente do seu mercado, permitindo o aumento do índice de acertos sobre suas decisões, e a fuga de especulações.

Atenção para a dica: Outro detalhe importante é que o (a) empresário (a) que vende a empresa pode permanecer no negócio por um tempo.

Sair no “susto” pode ser um tiro no pé e o empresário(a) pode perder dinheiro e rendimentos com essa decisão. Aproveite para ficar como consultor ou membro de conselho enquanto o negócio estiver na transição. Sempre estipule prazos e faça acordos claros e documentados em contrato sobre isso que sejam positivos para todos os envolvidos.

Metodologias para avaliação

Em resumo, o conjunto de diferentes metodologias resultará na definição da faixa de valores potenciais na qual a empresa será negociada. Alguns métodos são mais objetivos e ligados aos resultados e dados do negócio. Outros são mais subjetivos, ligados à marca e à forma de gestão.

Porém, método algum de avaliação de empresa pode ser considerado isoladamente o ideal. Além disso, toda avaliação requer um forte conhecimento da empresa e do mercado que ela atua.

Alguns dos principais métodos de avaliação de empresas utilizados pela Blauecke são:
Fluxo de caixa descontado, múltiplos de mercado, transações comparáveis, valores de ativos, expectativas do vendedor, expectativas do comprador, entre outros.

Nesse contexto, é importante sempre utilizar indicadores e dados que façam sentido para quem está considerando a compra ou investidores.

Você está trabalhando diariamente como se sua empresa estivesse prestes a ser vendida? Pense e aja dessa maneira e imagine que toda gestão eficaz agregará valor na hora da negociação.

Anotou as dicas?

Será um prazer te ajudar nesse processo complexo. Temos consultores experientes e sólida experiência na gestão de médias e grandes empresas, o que permite segurança e robustez em todo o processo operacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *