Por Andrea Tubor e Diego Dall´Oca

Muitos empresários sofrem com a falta de informações sobre o que exatamente fez a linha de produção parar, ou entender razões de mesmo quando aumentou o número de pedidos, a empresa segue definhando, sem lucro ou crescimento.

A verdade é que poucos empresários dominam efetivamente como as combinações de indicadores podem colocar sua empresa rumo ao crescimento novamente. 

Quando falamos sobre indicadores para a indústria, não adianta apenas tirar uma fotografia do negócio, estática, e não agir – é o mito do gráfico bonito para auditor ver. Não traz resultado! Trata-se de um modelo gerencial que mostra apenas o passado. É como dirigir uma empresa olhando 100% do tempo para o retrovisor, dificultando melhorias e inovações.

Você sabia que um registro pontual “seco” de determinado dado do negócio sem sempre é um indicador eficaz e produtivo? Um simples aumento de pedidos pode até ser um problema. Você já pensou nisso?

Por exemplo, se um crescimento no número dos pedidos de um produto que está com a precificação desatualizada ou sem cálculo devido de imposto, pode ser um tiro no pé do seu negócio.

Ou ainda, a queda do número de horas trabalhadas nem sempre representa algo ruim. Pode ser que a produtividade tenha aumentado, por exemplo. Depende do caso, e da realidade de cada empresa.

E como saber se um indicador é bom ou ruim?

Indicadores efetivos de negócio são aqueles que te ajudam a gerir os próximos passos da empresa. Direcionam ações e mudanças de curso. Uma única medição pode mudar toda trajetória de um negócio.

Você deve estar se perguntando:
“Mas, quais são as combinações de indicadores que eu preciso ter para entender quais ações devo tomar hoje e na próxima semana?”

Por exemplo, um médico sempre pede exames para ter mais dados (indicadores sobre o funcionamento do seu corpo) para poder tomar decisões mais acertadas ou recomendar um tratamento mais profundo sem errar na dose.

No exame de sangue (hemograma) podemos ver por exemplo indicadores como glicemia, s, Glóbulos vermelhos (hemácias); Glóbulos brancos (leucócitos); Plaquetas (coagulação sanguínea), e outros.

Quando um conjunto de dados está abaixo do recomendado, pode ser indicativo de alguma doença específica. Aí o médico segue na investigação clínica para te ajudar no tratamento mais adequado.

Indicadores não podem ser dados ‘bonitos” apenas para o auditor. Não é o que irá trazer frutos. É uma foto bem detalhada, dependendo dos conjuntos de dados levantados.

Eles trazem informações precisas sobre qual é o momento da empresa e sobre a saúde dela.
Quando bem selecionados e articulados informam qual é o patamar que estou e o que preciso fazer para subir um degrau do negócio?


Qual é o DNA do seu negócio?

Indicadores adequados para seu negócio são como impressão digital, cada um tem a sua. Por isso não é indicado aproveitar os mesmos usados por outra empresa, mesmo que sejam do mesmo ramo. É importante criar o conjunto mais adequado para o momento do seu negócio.

Deve ser feito de forma quase artesanal, olhando para seu negócio – Taylor made. Nem sempre analisar todos os dados do seu negócio vai te ajudar a crescer.

Por exemplo para nós, seres humanos, 75 batimentos cardíacos por minuto é aceitável, para uma pessoa adulta saudável. Já para um beija-flor é normal estar em torno de 200bpm. Mas se olharmos para uma baleia, que tem em média 20 bpm, 75 bpm é um sinal de infarto.

Seu negócio é grande como uma baleia ou pequeno e ágil como um beija-flor?

Um exemplo de indicador combinado pode ser umIndicador de ZERO ocorrência. Trata-se da somatória de dados sobre a jornada da experiência total do cliente, desde o cadastro, pedido até a conformação de entrega no cliente na data, com qualidade, com impostos e valores combinados. Pode ser um percentual que correlaciona os dados acima. Ele ajuda a equipe toda a ter uma meta eficaz.

Gestores eficientes dirigem uma empresa olhando para frente, medindo para identificar tendências e sinais de que algo precisa ser ajustado e não apenas olhando pelo retrovisor, com dados do passado.

Será que o gasto com manutenção corretiva em uma linha de produção de uma determinada máquina com grande frequência não valeria o investimento em uma nova?

Muitas vezes a parcela do financiamento de uma 0Km é ´menor do que o gasto recorrente com o reparo constante da antiga. Essa tomada de decisão é facilitada (e agilizada) quando existem indicadores assertivos.

Uma boa combinação de dados pode ajudar inclusive saber a hora certa de substituir uma máquina ou equipamento, por exemplo, a um investimento muito mais lucrativo a longo prazo.

Quais são os melhores indicadores para meu negócio?

Algumas perguntas são essenciais para iniciar a reflexão sobre quais são os indicadores mais importantes para seu negócio. O mais importante é dar o primeiro passo em direção a clareza sobre esse conjunto e suas respectivas combinações.

Pensando nisso preparamos uma lista de perguntas que vai te ajudar a perceber se você precisa de ajuda com seus indicadores.

  1. Sua empresa está gerando caixa hoje? Quanto?
    Investimento menos custos de operação, contratação, estoque, etc, mais os pagamentos dos clientes. No final do mês ou seu ciclo de negócio você está com mais dinheiro do que antes?

  2. Qual é o seu GGF atual – Gastos Gerais de Fabricação?

  3. Quais dos seus produtos são os mais rentáveis? Você consegue afirmar quais deles possuem maior ou menor margem de lucro?

  4. Você sabe quais dos seus clientes promovem maior rentabilidade?

Se a resposta for EU NÃO SEI para pelo menos uma dessas perguntas, é um forte sinal de que você precisa de indicadores mais precisos. Se a resposta for NÃO, também precisa rever dados de composição de preço, margem e custos de operação.

E lembre-se, bons indicadores do seu negócio podem reverter ou acelerar um resultado da sua empresa, e são muito mais do que gráficos bonitos.

Uso de dados no Brasil X Exterior

Já é comum ver no exterior empresas que trabalham com métricas relacionadas a quanto a empresa fatura por funcionário, por exemplo. No Brasil ainda vemos pouco essa prática.


Você sabia?

Já existem formas de monitorar continuamente um conjunto de dados da sua empresa, e em caso algum deles oscila de forma crítica, a consultoria é acionada de forma remota e online para ajudar. Como os aparelhos de pacientes hospitalizados que emitem sinal sonoro aos médicos e enfermeiros quando a pressão ou batimento cardíaco do paciente, por exemplo, caide forma aguda.

A Blauecke é especialista em identificar quais métricas efetivamente vão agregar ao seu negócio. Levantamos e ajudamos a montar as combinações e depois a interpretar esses dados para melhor gerir a sua empresa. Ajudamos as equipes trabalharem com esses dados de forma produtiva para tomada de decisão.

A DBCorp, parceira tecnológica da Blauecke, é especialista em criar controles e sensores nos pontos certos do negócio, para que indicadores sejam criados de forma automática, garantindo precisão e confiabilidade dos dados gerados.

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