Um Diagnóstico empresarial eficiente pode resgatar a ‘saúde’ do seu negócio

Governança corporativa: diagnóstico também é recomendado para
médias empresas e indústrias


Quando sentimos alguma dor e nos automedicamos sem uma avaliação médica especializada, muitas vezes corrermos grande risco de tomar o medicamento inadequado, e para a causa errada, e o problema continuar lá.

Ninguém quer isso. Nem para nós, nem para nossos negócios.

Mas, infelizmente é assim também que muitos empresários(as) acabam tentando lidar com a dor de sua empresa: mirando um alvo equivocado e usando a solução ineficaz na hora de solucionar um problema.

Uma empresa ou organização, assim como o corpo humano, precisa funcionar de forma harmônica para que o resultado seja a saúde. Por isso, é fundamental que o bem-estar da empresa seja avaliado e ‘medicado’ por aqueles que realmente entendam do assunto, por profissionais experientes em operações e gestão corporativa e financeira.

Seja na dor ou doença do seu negócio, ou também na hora de criar um planejamento de expansão da organização.

Um diagnóstico mal feito pode levar a empresa a resultados desastrosos, bem como a perda de tempo e, consequentemente, de dinheiro. E uma dica: fuja das consultorias que não tem data para “sair” do projeto. Acreditamos que toda ajuda e apoio na hora de recuperar ou alavancar um negócio deve ter: plano, começo, meio e fim com avaliação do desempenho.

Normalmente, muitos gestores não sabem exatamente qual é a causa do problema que enfrentam na empresa ou no setor, e acabam desenvolvendo um trabalho pelas consequências e não pela causa. E é justamente aí que surge a importância de uma consultoria especializada em diagnóstico empresarial. O gestor não pode ter a obrigação de ser bom em tudo, o tempo todo. Porém, ele precisa reconhecer o momento certo para pedir ajuda, antes que seja tarde.  

O poder de um bom diagnóstico

Ter uma “vistoria clínica” clara e eficiente do negócio ou área da empresa é o primeiro passo para começar a colocar a ‘casa em ordem’. A Blauecke – consultoria especializada em gestão empresarial – é expert em processos de recuperação, desenvolvimento e expansão de empresas e está pronta para realizar uma imersão efetiva e especializada na cultura empresarial de diversos segmentos como o alimentício, indústria metal mecânica, tecnologia, entre outros.

Com metodologia própria, a consultoria realiza um relatório bem detalhado, analisando todos os departamentos, como se fosse uma verdadeira fotografia da empresa. A partir daí, é possível realizar a leitura do momento atual da organização e traçar as ações, por meio dos relatórios levantados em cada área.

A contratação de uma consultoria especializada também pode e deve ser uma realidade para pequenas e médias empresas. Nesse contexto, a Blauecke leva apoio e ajuda para as PME’s de forma acessível e democrática.

Nosso jeito de ser e fazer

Importante ressaltar que todo trabalho desenvolvido por meio do Diagnóstico Blauecke tem data para começar e para terminar. A equipe da consultoria pode ainda acompanhar a execução das atividades, quando necessário.

Além disso, a experiência dos nossos consultores é um grande diferencial, que pode ser conferido nos resultados dos serviços prestados. Entre os consultores e sócios estão ex-diretores e CEOs, bem como gestores de áreas como TI, operações e finanças.

O objetivo desse processo de diagnóstico é aumentar o valor da empresa, garantir sua confiabilidade e proporcionar claras melhorias operacionais. Dessa maneira, formalizar os objetivos, avaliar seus impactos e definir os caminhos para atingi-los são os benefícios em potencial para as organizações que têm em mãos um diagnóstico eficiente.

Mas afinal, o que é um diagnóstico empresarial?

Diagnóstico empresarial nada mais é do que uma avaliação interna dos processos na empresa em todos os aspectos que envolvem o controle de estoque, vendas, parte operacional, marketing, controle financeiro, gestão de pessoas, dentre outras importantes questões no cotidiano do empreendimento.

O objetivo é identificar possíveis fraquezas do negócio ou oportunidades de melhoria e crescimento. Por exemplo, a falta de lucratividade na empresa apesar do alto faturamento, um atendimento pós-vendas ineficaz, gastos maiores do que as despesas, desorganização no controle de estoque, estratégias de vendas ineficientes, dentre outros aspectos.

Neste processo, são avaliados todos os departamentos da empresa, com o objetivo de verificar sua situação atual e então traçar um plano de estratégias de médio/longo prazo, incluindo seus desdobramentos financeiros.

A principal lição é: a eficácia de um bom diagnóstico pode trazer um crescimento sustentado, através da implementação de processos, definição de estratégias, objetivos e metas, reorganização estrutural, equilíbrio das despesas e maximização de resultados.

E você, está esperando o que para iniciar esse processo no seu negócio?

Agende uma reunião com os especialistas da Blauecke e entenda como sua empresa pode crescer de forma mais eficaz e sustentável.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *