Você realmente conhece os dados do seu negócio? Sucesso e gestão andam de mãos dadas

Não é novidade para ninguém que o sucesso das empresas depende, efetivamente, de uma gestão clara e eficiente. Mas entre o conhecimento e a prática, muitas vezes, existe um abismo, o que pode levar negócios à falência.

A consciência por si só de que uma boa gestão é o que faz o ‘coração’ da empresa continuar batendo é importante para iniciar um negócio, mas não basta. É preciso colocar em prática fundamentos e estratégias que contribuam com o desempenho de toda a ‘máquina’, para que ela se desenvolva de maneira assertiva e sincronizada.

Também não é novidade que a economia do país está fragilizada, devido aos efeitos causados pela pandemia do novo coronavíus. E aí surge mais um motivo para os (as) empresários (as) ficarem em alerta: estejam sempre atentos à gestão empresarial do seu empreendimento.

De acordo com um relatório divulgado pelo Sebrae, de cada 4 empresas abertas, 1 fecha antes de completar 2 anos de existência no mercado. Um dos maiores problemas enfrentados pelo (as) empresários (as) é, sem sombra de dúvidas, a dificuldade de planejar e gerir.

Com esse dado preocupante fica claro mais uma vez que os(as) donos(as) de empresas nem sempre tem uma clareza sobre seu negócio. Desconhecem os números e não sabem, de fato, se sua empresa está crescendo ou definhando.

Mas afinal, como fazer uma boa gestão?

Costumo dizer que não existe uma receita de bolo, porém, uma boa dose de experiência aliada a ferramentas otimizadas de gestão quase sempre tem um final feliz. Não podemos negar que o feeling empreendedor sempre ajuda e em muitos casos impulsiona o negócio, mas para seguir crescendo, a segunda onda de avanço só virá com uma boa gestão.

É importante ter sempre em mente que sua empresa precisa de números bem gerenciados para crescer. A emoção tende a atrapalhar nesses casos, e quando as desculpas crescem mais do que os clientes, a tendência pode ser o declínio. Fique atento e não caia nessa armadilha de desculpas emocionais.

Garanta um plano de negócios bem formulado, com planejamento de ações e métricas claras. Pense em ações diárias, semanais e mensais — o foco é essencial nesse momento de múltiplas ideias. 

Temos a convicção de que todas as empresas de sucesso e em crescimento passam pelo caminho dos dados e números atualizados, pois assim conseguem saber com mais clareza onde estão as oportunidades e também os gargalos do negócio.

Ciclos da empresa e seus desafios

As empresas possuem um ciclo de vida, ou seja, nascem, evoluem e crescem. Com o tempo, se não houver um certo cuidado e muito trabalho estratégico, elas podem morrer.

Caso não se sinta preparado para organizar a gestão do seu negócio e continuar a crescer, procure uma empresa confiável para ajudar nesta jornada. A Blauecke – empresa especializada em consultoria de gestão empresarial – oferece serviços que auxiliam no desenvolvimento de estratégias para que seu empreendimento tenha solidez e sucesso.

O Diagnóstico Empresarial, por exemplo, pode ser a porta de entrada para alavancar a sua empresa, conforme já citado no artigo “Diagnóstico Empresarial eficiente pode salvar a ‘saúde’ do seu negócio”.

Ter uma “vistoria clínica” clara e eficiente do negócio ou área da empresa é o primeiro passo para começar a colocar a ‘casa em ordem’.

Com metodologia própria, a consultoria realiza um relatório bem detalhado, analisando todos os departamentos, como se fosse uma verdadeira fotografia da empresa. A partir daí, é possível realizar a leitura do momento atual da organização e traçar as ações, por meio dos relatórios levantados em cada área.

Em alguns casos, a sucessão familiar também faz parte desse ciclo e muitas empresas acabam não sobrevivendo a esta fase. A Blauecke tem ferramentas para dar apoio neutro e imparcial às sucessões trabalhando antecipadamente com planejamento, coach dos envolvidos e até mesmo na escolha do sucessor.

Sistema de gestão

Além disso, com o crescimento da empresa torna-se imprescindível o uso de sistemas de gestão, uma vez que decisões equivocadas podem significar a paralisação de um negócio promissor.

Comumente são necessárias aplicações de ferramentas de gestão para profissionalizar determinados processos da empresa assegurando sua perpetuação.

Tecnologia ajuda e é o meio, não o fim em si, mas com o crescimento da empresa muitas vezes torna-se vital o uso de sistemas de gestão, que atualmente estão cada vez mais acessíveis a quase todos os tipos de empresa.  Uma dica importante: busque novos indicadores, quanto mais dados, melhor!

A Blauecke também é especialista nesta área e atua como consultoria para escolha da ferramenta mais aderente ao seu negócio e como gerenciador do projeto de implantação por empresas terceiras.

A consultoria diagnostica e recupera sistemas de gestão implantados e em mau funcionamento. Muitas vezes a melhor solução é aproveitar o investimento realizado e rever os processos operacionais.

Precisa de ajuda para conhecer melhor o seu negócio e ter mais clareza sobre crescimento e aumento de lucratividade? Entre em contato com a equipe da Blauecke.

Rodmar Cardinali é sócio fundador da Blauecke Consultoria em Gestão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *