Prazo de Entrega não atendido é um drama que afeta empresas que produzem sob pedido ou encomenda (Make to Order) de variadas naturezas e segmentos.

O Prazo de Entrega não atendido traz sérias consequências ao negócio, como por exemplo:

  • Insatisfação ou perda de Clientes;
  • Imagem negativa da empresa no “mercado”;
  • Perda de Receita;
  • Custos Adicionais;
  • Insatisfação dos Colaboradores, etc.

São muitas e de diversas naturezas as causas para o Prazo de Entrega não atendido, entretanto as mais comuns giram em torno de:

  1. Falta de estoque de Insumos, Peças, Matérias-primas e Materiais;
  2. Terceirização (ou quarteirização) ineficiente de alguma parte do processo;
  3. Qualidade Não Conforme dos Insumos, Peças ou do Produto Acabado;
  4. Baixa Eficiência da Manufatura.

Vamos passar rapidamente pelos motivos apontados acima identificando algumas causas raízes do Prazo de Entrega não atendido.

Falta de Estoque de Insumos, Matérias-primas e Materiais

  1. As Estruturas (ou as Receitas) dos produtos não estão atualizadas. Isto é fatal! O programador checa o estoque e abre o pedido. O setup da linha é feito e no momento de iniciar a produção vem a surpresa: a estrutura do produto não coincide com a necessidade da produção.
  2. Estoque não atualizado (falha no controle). As últimas baixas não foram feitas e o físico não coincide com o sistema. A mesma situação da causa (1) se repete aqui. Se perde todo o tempo e esforço na preparação de uma ordem de produção.
  3. Política de Estoque não atualizada ou sua ausência. Neste caso não há reposições de estoque no momento certo e muito menos uma Gestão adequada.

Obviamente que as soluções passam pela revisão da Gestão do Estoque através de uma correta Política, Inventários cíclicos, Atualização das Estruturas dos Produtos, etc.

Aparentemente são soluções relativamente simples porem requerem foco, processos definidos e execução adequada.

Terceirização (ou quarteirização)

  1. Falta ou ineficiência na Gestão da Terceirização

O Terceiro que presta serviço para a empresa pode estar com baixa eficiência ou passando pelos mesmos problemas que você está enfrentando e também sofrer com o Prazo de Entrega. Está na hora de fazer uma Gestão conjunta.

Toda empresa que utiliza serviços de parceiros em alguma parte de seu processo necessita de uma Gestão de Terceiros. A Gestão correta implica em Planejamento, Acompanhamento constante e Feedback com KPI’s adequados.

Qualidade Não Conforme

  1. Os insumos que você recebe de seu fornecedor estão chegando fora das especificações;
  2. A Terceirização apresenta falhas de Qualidade em seus Processos;
  3. O seu processo está gerando Não Conformidades levando a retrabalhos e reprovações.

Ter uma Inspeção da Qualidade não garante e não é o suficiente para que tenhamos uma estabilidade e segurança na conformidade dos produtos.

É necessário elaborar e implantar um Sistema da Qualidade Assegurada abrangendo toda a empresa com processos robustos, indicadores corretos e auditorias constantes.

Baixa Eficiência da Manufatura

  1. Quebras, paradas, ajustes;
  2. Mão de obra não qualificada ou sem capacitação.
  3. Equipamentos obsoletos
  4. Roteiros de Produção não atualizados ou inexistentes, etc.

Não seria necessário dizer mas é sempre muito bom reforçar que a Gestão da Fábrica é fundamental e crucial para a solução dos problemas de Lead-Time.

A Gestão Lean é poderosa quando aplicada corretamente e os resultados chegam rápido.

Conclusão:
É comum encontrar soluções pontuais e isoladas para algumas das causas raízes apontadas aqui, gerando melhorias tambem pontuais que não se sustentam com o tempo.

Além das soluções de caráter técnico é fundamental implantar uma Gestão Eficiente e Integrada.

Processos integrados e sincronizados aliados às ferramentas técnicas é o caminho seguro para uma solução robusta.

A solução pode vir internamente ou através de uma Consultoria. Em ambos os casos o Benefício de aplicar uma Gestão Integrada, e estar atento para as causas aqui apontadas, é enorme e coloca a empresa no caminho seguro para um crescimento sustentável.

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