KPI’s – Indicadores de Performance

Certamente você já deve ter escutado aquele chavão do mundo empresarial que diz: “Aquilo que não se mede, não se melhora”.

Neste caso este “chavão” é a mais pura verdade!

É através dos KPI’s (Key Performance Indicators) ou dos Indicadores é que se pode enxergar a distância que sua empresa se encontra das metas definidas em sua estratégia ou simplesmente de um objetivo pontual.

É uma ferramenta de Gestão poderosa e relativamente simples de se implementar.

Os KPI’s são classificados em 3 níveis: Estratégico, Tático e Operacional

KPIs Indicadores de Performance

 

 

 

 

 

Os Estratégicos são acompanhados pela alta direção da empresa e estão diretamente amarrados ao Planejamento Estratégico ou com alguma meta definida pela Gestão. Devem ser em número reduzido e que reflitam de forma clara a performance do negócio em todas as áreas que compõem o negócio.

Os Táticos são os Indicadores acompanhados pelo nível da Diretoria, Gerencia ou Gestores que respondem para a Alta direção da empresa. Já possuem um nível maior de detalhamento e são organizados pelas Áreas de atividades do negócio.

O Operacionais são aqueles obtidos no front da operação (vendas, fábrica, etc.) e que refletem a performance com uma frequência muito mais elevada que os demais. Eficiência por turno, Produção horaria, Vendas diárias, etc.

A Gestão dos KPI’s deve obedecer a rituais de acompanhamento e principalmente ser rápida o suficiente para retroalimentar os processos. Quanto maior a velocidade de obtenção, análise e das ações corretivas, menor serão as perdas e maior será o benefício.

A Gestão pode ser no papel, em planilha eletrônica, no ERP ou em ferramentas de Inteligência Artificial.

O nível de conhecimento e motivação que uma boa Gestão de Indicadores gera em sua Empresa é contagiante fazendo com que toda a equipe queira buscar a excelência diariamente.

Sistemas de Reconhecimento para as equipes devem ser implementados e são aliados potentes na busca da Excelência.

Se a sua empresa já possui, reforce e crie sistemas de reconhecimento. Caso não tenha, comece hoje mesmo.

Um profissional experiente pode ser de grande valia para uma rápida implementação com baixo custo com excelente retorno em seus Resultados.

www.blauecke.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *